Está confirmada a «revolução na comunicação» (sim, são palavras minhas) do Sporting, ao que parece no seguimento da reestruturação interna e ajustes orçamentais. E que «revolução» é esta? Prescindir dos serviços dos profissionais que asseguravam o jornal Sporting e a gestão das redes sociais (e que, ao que sei, já tinham tido os seus salários revistos), entregando esta tarefa à YoungNetwork, a agência de comunicação que, até agora, era responsável pela área criativa que envolvia várias das campanhas lançadas. Para já, estas alterações na comunicação não envolvem o departamento de marketing e fica no ar a questão do site, até agora gerido pela Sportinveste (medo!).
O que é que eu penso disto?
A minha visão capitalista: supondo que o Sporting e a Young vão trabalhar sobre uma espécie de avença, acredito que os custos caiam a pique. Fixe.
A minha visão política: mandam-se umas mãos cheias de gente para o desemprego e sobrecarrega-se outro grupo de pessoas, que ganharão exactamente o mesmo apesar do seu trabalho e responsabilidades aumentarem (e, claro, pelo meio existirão duas ou três contratações que reunirão na sua conta bancária aquilo que não se pode aumentar à equipa que gerem). Foda-se!
A minha visão Sportinguista: defendo, desde sempre, que a gestão da comunicação do Sporting nas suas diversas vertentes, devia ser feita internamente. Jornal, redes sociais, site, marketing, campanhas e o catano. Dá trabalho formar uma equipa capaz de gerir isto tudo? Dá, claro. E formá-la com profissionais que sintam o clube, ainda mais. Mas não será mais complicado tentar conciliar o trabalho de três equipas (marketing interno, site na Sport, jornal e redes sociais na Young)?
Não colocando em causa o profissionalismo e o Sportinguismo de algumas das pessoas que trabalham em cada uma destas ilhas, permitam-me dizer que é uma medida que me desagrada. Resta-me (resta-nos) esperar para ver e para avaliar os resultados desta mudança brusca.
22 Abril, 2014 at 18:25
Eu sinceramente não tenho uma opinião definida sobre este assunto por isso vou esperar pelos comentários na tasca para ver no geral quais são as opiniões
22 Abril, 2014 at 18:26
Apesar de concoradr que era bem bom serem Sportinguistas de gema a tratar de tudo
22 Abril, 2014 at 18:28
há sportinguistas de gema em qualquer uma das três equipas que citei. Eu discordo é do modelo adoptado.
22 Abril, 2014 at 18:29
Então desculpa cherba
22 Abril, 2014 at 18:37
não carece de desculpas 🙂
22 Abril, 2014 at 18:35
Eu só posso imaginar que assim seja… todos Leões e mais fanáticos do que alguns de nós que por aqui andam… caso contrário… é o primeiro tiro nos pés!
22 Abril, 2014 at 18:28
Acima de tudo acho que os dados que neste momento existem não suficientes para avaliar a questão. Gostava só de salientar uns pontos e deixar a questão no ar:
1) Segundo saiu foram dispensadas 60 profissionais. 60 pessoas num jornal semanal? Não será um número exagerado para uma publicação que sai 4 vezes por mês?
2)A ser verdade o que foi público, as pessoas foram todas tratadas de igual forma, ou seja foram todas despedidas não ligando ao rendimento, desempenho ou função para dar lugar a uma empresa em forma de concessão. Será correcto?
3) Funcionará melhor ou terá mais impacto o jornal mais antigo da Europa nas mãos desta empresa, sabendo que a prestação de serviços a outras empresas é o pão nosso de cada dia da sociedade?
SL
22 Abril, 2014 at 18:36
não tenho dados para responder às tuas duas primeiras perguntas. Quanto à terceira, o Customer Publishing é, efectivamente, algo cada vez mais comum e, como disse, resta-nos esperar para ver se este novo modelo encontra a melhor forma de comunicar com o universo leonino.
22 Abril, 2014 at 20:18
Cherba, lembras-te do que te contei do que se passou comigo e com o jornal há uns anos e do que se estava a passar agora desde Junho do ano passado? Pois, até agora e depois de te pôr ao barulho, apesar de não teres obrigação nenhuma de me atender, tudo se mantém na mesma. Ninguém me respondeu nem atende o telefone nem os mails enviados para diversos endereços tem resposta. Sempre paguei as contas ao Sporting através de DD. Pergunto: como podem estar a funcionar uns serviços que nem se dão conta se as pessoas pagam ou não o jornal? Eu não tenho culpa de o estar a ler à borla. O que se passa no Sporting entre os serviços administrativos e os de tesouraria? Afinal o que tem estado lá a fazer o pessoal nestes serviços? Posso garantir que este estado de coisas já vem,pelo menos, desde 2011 no que a mim me diz respeito. Teve um interregno em 2012 mas em 2013 voltou ao mesmo.
22 Abril, 2014 at 20:39
Pelo que escreves, constata-se que… “algo vai mal no reino da Dinamarca”.
22 Abril, 2014 at 19:21
Se eram realmente 60 pessoas para fazer o jornal… o que acho um autentico disparate…. acho bem que se tenham extinguido os postos de trabalho, pois imagino ter sido a única maneira de conseguir estancar mais esta sangria desatada.
23 Abril, 2014 at 5:57
leoscp,
está explicada a tua primeira pergunta: «O clube de Alvalade anunciou em comunicado o despedimento dos oito trabalhadores que integravam a redação do jornal do clube, a mais antiga publicação europeia afeta a uma agremiação desportiva. Este despedimento levou à dispensa dos profissionais que tinham sobrevivido ao despedimento coletivo efetuado em 2013 e que tinha atingido cerca de 60 pessoas»
portanto, agora, foram despedidas 8 pessoas.
22 Abril, 2014 at 18:33
Tenho a plena convicção de que o Sporting/Bruno estão a por esta “arma” em mãos de Lões… nem consigo imaginar de outra maneira!
22 Abril, 2014 at 18:34
Leões!!!!!
22 Abril, 2014 at 18:36
Foi, até agora, a primeira vez que não concordei com uma decisão desta direcção. Mas, vou seguir os meus próprios conselhos e confiar que sabem o que fazem. Por tudo o que conseguirão até agora merecem, no mínimo, o benefício da dúvida. Mas, vou ficar atento para ver no que isto dá…
23 Abril, 2014 at 10:41
Caro Bruno
Apenas para referência futura:
“conseguirão” – terceira pessoa do plural do futuro do indicativo – remete para o futuro.
“conseguiram” – terceira pessoa do plural do pretérito perfeito – remete para o passado.
Utilizando um tempo verbal errado o Bruno criou uma contradição no seu texto por deficiência gramatical. Fez referência ao passado mas utilizou um termo verbal que se refere ao futuro.
Não é uma critica negativa, apenas quero ajudar.
SL
22 Abril, 2014 at 18:40
Penso que esta politica de “fazer mais ou o mesmo com menos gastos” pune muita boa gente Sportinguista, mas, infelizmente terá de ser assim, o clube teve de ser revisto em todas as vertentes económico-financeiras de “cima a baixo” e os danos colaterais eram inevitáveis.
Eu, prefería que todo este processo de comunicação, desde o Jornal até ao site, passando pelo marketing fosse todo interno, mas por certo que para já essa hipótese foi estudada e sairía mais dispendiosa, logo é entregue a empresas para que os custos sejam mais baixos.
Acredito porém, que passando esta fase de “redução de custos a todo o custo” as coisas terão outro caminho…veremos.
SL
22 Abril, 2014 at 18:46
Eu, trabalhando na área da publicidade já há 8 anos, sei que a Young é uma agência muito capaz e não tenho dúvidas que vão fazer um excelente trabalho. Acresce que havia muita malta no dept marketing de braços cruzados e que sabia tanto de marketing como eu sei de fisica quântica. Digo isto com conhecimento de causa pq tive dois amigos meus lá, tive reuniões com o próprio Sporting há 2 anos, e aquilo era de fugir (Tive com os lampiões e infelizmente vi que estavam muito à frente no discurso) Nitidamente não sabiam de vários temas e nitidamente recorriam a outsourcing. Era tudo fachada a malta que ia ás reuniões. Neste momento o outsourcing deixa de ser camuflado e passa a ser transparente com o ponto a favor que mta malta que por lá ainda andava deixar de estar a mamar.
Cherba compreendo e aceito que tudo devesse ser internamente mas é um luxo que parece não nos podemos dar agora…ainda…
22 Abril, 2014 at 18:49
uma pequena nota: todos as questões relacionadas com o site, conteudos, área mobile (sms, apps) etc estao directamente ligadas com a sportmultimedia a quem o Sporting a troco de x vendeu os direitos até 2018. Até lá nada se pode fazer.
22 Abril, 2014 at 18:56
Krpan, se falas com conhecimento de causa fico mais tranquilo, pois se a coisa é como dizes, então a mudança neste momento era inevitável.
SL
22 Abril, 2014 at 19:27
+1
22 Abril, 2014 at 19:42
Até 2018? Uma tragédia… Que desperdício.
23 Abril, 2014 at 5:58
Krpan,
efectivamente, o departamento de marketing é muito fraquinho.
22 Abril, 2014 at 19:04
A “revolução na comunicação” tinha sido anunciada numa das últimas (na última? já não me lembro…) entrevistas do BdC. Confesso que na altura o que me veio à cabeça passava mais por coisas como estratégia de comunicação, desenvolvimento da marca, e melhorias nas várias plataformas de comunicação.
Francamente não consigo ter neste momento opinião sobre uma coisa cujos contornos desconheço – provavelmente quando o assunto for “oficializado” poderemos perceber melhor o que está em causa, o que se pretende, e como é que isto encaixa na tal “revolução” anunciada. Para já, lamento a dispensa de pessoas que serviram a causa do Sporting. E num dia em que se começou a falar mais a sério de plantéis, e contratações, e Ligas milionárias, penso que vale a pena fazer a ponte entre esses assuntos e o assunto deste post – acho que este post no facebook do Leão de Plástico faz isso mesmo:
«Face às notícias da reestruturação do departamento de comunicação do Sporting e à saída de tantos quadros de forma definitiva, como Sportinguista servem estes dados para reflectir na missão gigantesca que esta Direcção tem pela frente.
Mandar muitas dezenas de pessoas para o desemprego é uma enorme responsabilidade. Acredito que quem de direito no clube não toma estas decisões levianamente e fará todo o sentido ajustar as empresas do Grupo à realidade das receitas ou compromissos com credores.
Não sei se eram bons profissionais, razoáveis, assíduos, criativos, altos, gordos, lambuças ou brunetes. Não sei se ganhavam bem, mal ou principescamente. O que eu sei é que serviram o clube e aos que o faziam com fervor Sportinguista…os meus votos para que encontrem alternativas rápidas no mercado de trabalho.
O futebol é um jogo. A vida também, mas convém estabelecer bem as hierarquias. Dedico este post aos adeptos do Sporting que “pedem” contratações de milhões ou acham que o clube não deve pedir a ajuda dos adeptos para construir um pavilhão.
#leaodeplastico»
PS: Defendo a mesma ideia do Cherba, de que tudo o que envolve a comunicação (jornal, redes sociais, site, marketing, campanhas e o catano…) deveria ser feito internamente, com uma equipa a trabalhar de forma coordenada as várias áreas. Acho mesmo que isto é senso comum. Só consigo perceber que não se avance já por esse caminho se outros valores (€€€) mais altos se alevantam, e nos obrigam a seguir um caminho menos directo…
22 Abril, 2014 at 20:25
Já comentei acima, no que a mim me diz respeito, os serviços administrativos e os de tesouraria do Jornal não funcionaram
como devia ser esperado, pois eu até tenho DD nas contas com o Sporting mas nem assim as coisas resultaram. Fico à espera de ver se será agora que as contas são acertadas.
22 Abril, 2014 at 19:04
Por falar em comunicação…
Até que ponto se poderá “aconselhar” os diversos canais televisivos no tocante à escolha dos paineleiros…
É que tirando o Barroso e o Pina, a coisa mete dó…
É que começo a não ter mão em mim próprio e temo pelo ecrã.
O ROC que não se cruze comigo. Grande filho da puta.
23 Abril, 2014 at 22:21
O Jaime Mourao Ferreira, no Grandes Adeptos, também representa bem o Sporting.
22 Abril, 2014 at 19:13
Recebi hoje o código pin do cartão de sócio,mas é uma pergunta estúpida eu sei,mas serve para quê?!sorry pelo off!
22 Abril, 2014 at 19:23
serve para teres juizo e não o usares muito 🙂 é dinheiro a crédito amigo
22 Abril, 2014 at 19:23
Para nada. Apenas serve se abrires uma conta no BES.
22 Abril, 2014 at 19:38
Ok,obrigado!:)
SL
22 Abril, 2014 at 19:21
Boas tasqueiros. Como isto já é mais ou menos do conhecimento público, vou responder a algumas dúvidas e deixar claros alguns pontos que considero relevantes.
Eu trabalho na YoungNetwork Group. É público, tenho-o no meu Facebook e LinkedIn, pelo que o posso dizer aqui. Sempre foi meu objetivo de vida trabalhar no Sporting Clube de Portugal, tendo-o até colocado no post de fim ano, no Cacifo (o Leão à Solta tratou de me dizer que não precisávamos de roupeiros 🙂 ) e… cá vou. Dificilmente virei a ter na vida muitas alegrias maiores que esta.
Posso garantir-vos que o Sportinguismo da nova equipa que vai entrar é tão grande como o meu. São profissionais, têm vontade, know-how e, acima de tudo, trazem uma nova mentalidade. Todos querem dar 200% e tornar as impossibilidades em possibilidades. A questão do outsourcing torna-se mínima quando se trata de uma equipa focada em Sporting 24/7, não tendo obrigações com qualquer outro cliente.
Para que não existam dúvidas – e já vi muitas falsas questões no Facebook – a Young nunca geriu nem site, nem jornal, nem redes sociais do Sporting Clube de Portugal. Trabalhava (1) Assessoria de imprensa e (2) comunicação criativa. A proximidade com o Marketing será, certamente, cada vez maior e funcionará da melhor forma para que ações como a Camisola 12 e a Missão Pavilhão sejam sucessos cada vez mais regulares.
Cá andarei todos os dias convosco. Uma vez tasqueiro, sempre tasqueiro 🙂 mas está na altura de arranjar, também eu, um nick catita para reservar a minha identidade. Abraço a todos!
22 Abril, 2014 at 19:26
Só te digo uma cena, que inveja
22 Abril, 2014 at 19:29
trabalhar no Sporting, desejo te a maior sorte
22 Abril, 2014 at 19:27
Sendo assim, fico mais descansado.
23 Abril, 2014 at 8:34
Mais um aqui deste lado !
22 Abril, 2014 at 19:42
Fico muito mais descansado com as informações que acabas de partilhar.
A decisão, sob um ponto de vista político e social, também não me agrada particularmente, mas entendo-a sob outros pontos de vista, nomeadamente o económico-financeiro…
Os meus parabéns para o Diogo e restante equipa… se todos demonstrarem o sportinguismo (e emoção por ir trabalhar para o nosso Sporting) que ele demenstrou neste texto, ficamos muito bem servidos.
Bom trabalho e muita sorte!
22 Abril, 2014 at 20:00
Ahhhh, vi agora, Diogo. Parabéns, parabéns. E bom trabalho. Estarás, a partir de agora, numa posição muito boa, que é basicamente dar o melhor pelo teu clube como tens feito até aqui, e trabalhar também para ele. Mas lembra-te que um dia que as coisas corram menos bem, o Sporting, como instituição, nunca terá culpa. Que tudo corra pelo melhor.
22 Abril, 2014 at 20:00
Obrigado pelos esclarecimentos, Diogo, e boa sorte para esta nova etapa…e que o objectivo seja um Jornal com muito ecletismo, e que mantenha o espírito de fair-play e lucidez de análise (nada como aquela famosa crónica do jogo com os lampiões, no site 🙂 ), mas, sobretudo, que possa ser o bastião de defesa do nosso clube contra o envenenamento das massas feito pela Comunicação Social não afecta aos clubes e que deveria manter altos valores deontológicos e de isenção, mas que prefere mandar isso tudo às urtigas, por não quererem “despir a camisola”.
22 Abril, 2014 at 20:01
Força aí Diogo!!!
Que o “power” d’A Tasca esteja todos os dias contigo!!!
Ah, e já agora, e o ‘saké’ do R.Sampaio também!
Grande abraço Leonino!!!
Vamos SCP!
SL
22 Abril, 2014 at 20:04
Nem sequer imagino a tua felicidade e ve se nao te esqueces d vir fazer o teu market research aqui na tasca.
Se a memoria n me atraiçoa penso q és directamente responsavel pelo conteudo da pagina Sporting Fans e avaliar por aì competencia n te faltarà.
So espero q agarres este novo projecto c garras e dentes.
SL
22 Abril, 2014 at 20:48
Na verdade o que eu disse foi que não precisávamos de roupeiro porque o Paulinho dá conta do recado sozinho 🙂
Fico contente por saber que o Sporting está a ser entregue aos sportinguistas. Muito bom, parabéns e denuncia os lampiursos todos que puderes de maneira a que o Sporting fique limpinho limpinho.
22 Abril, 2014 at 20:49
Então, espero que agora vás pôr aqueles serviços na linha, não quero continuar a ler o jornal à borla.
22 Abril, 2014 at 21:11
Aproveita Diogo, momentos como esses acontecem poucas vezes na vida. Boa sorte e um Excelente Trabalho!
22 Abril, 2014 at 22:10
Por favor, façam um bom trabalho, façam o vosso melhor. É tudo q se pode exigir! Boa sorte e obrigado desde já!
22 Abril, 2014 at 23:05
Boa Diogo….
mantém o nick, pois só tens de cumprir com o código de ética.
Agora se não cumprires com o mesmo,ou mudares de nick para não o cumprir, o cliente ( Sporting), pode ser lesado.
garantidamente não é isso que queres…. faz o melhor que puderes, o Sporting precisa de pessoas como tu.
Boa Sorte nesta etapa da tua vida.
22 Abril, 2014 at 23:19
Parabéns Diogo! Que Ganda lucky bastard 😉 Como alguém referiu nos comentários, não esquecer que a tasca é o melhor “market research” – eu diria “focus group” – da actualidade 🙂 Felicidades nessa nova etapa da carreira! SPOOOOOORTING! SEMPRE!
22 Abril, 2014 at 23:28
Desejo-te um bom trabalho na certeza que darás tudo pelo Sporting!
22 Abril, 2014 at 23:37
Parabens Diogo, estas porventura na tua “cadeira de sonho”.
Fico mais descancado pelas tuas palavras. Sei que o nosso Sporting estara bem servido na area de comunicacao. Ganhas-te o meu respeito e credibilidade por aquilo que vi/li de ti neste espaco.
Agora, tb exijo de ti que honres a camisola. Pensa naqueles que queria estar no teu lugar e nao podem 🙂 Pensa que es o William Carvalho da comunicacao…. Se lateralizares muito ca estaremos nos para te chamar a atencao!!!
SL e boa sorte
22 Abril, 2014 at 23:43
Parabéns!
23 Abril, 2014 at 0:13
excelente Diogo, acredito que deves estar super-feliz por trabalhar em prol do engrandecimento do nosso Sporting Clube de Portugal, tu e a tua equipa têm uma responsabilidade enorme mas tendo em conta que serão Sportinguistas como tu espero que tudo flua a 1000%.
Parabéns Diogo!
23 Abril, 2014 at 0:49
Obrigado Diogo por dares a cara e explicares a questão desta forma.
Espero e desejo-te, a ti e aos teus colegas, os maiores sucessos, que serão também o sucesso do Sporting e, sobretudo, que a Missão Pavilhão seja já o vosso primeiro marco dos trabalhos a realizar para o nosso grande clube.
SL
José
23 Abril, 2014 at 2:48
Mais um…
Parabéns Diogo, tal como os outros tasqueiros invejo-te pela possibilidade de trabalhares com o nosso grande Sporting, estás na nossa cadeira de sonho, poderes ser profissional a defender o nosso Sporting não é para todos.
Aproveita o Sportinguismo que se vive aqui para “beber” o que de bom saí da tasca.
Abraço e boa sorte na nova “aventura”
23 Abril, 2014 at 6:03
Diogo,
já te disse o quão contente estou por ti e foi por conhecer-te que fiz questão de escrever que, no meio desta mudança, o trabalho estará entregue a pessoas que sentem o clube a sério. Já sabes que podes contar com a força da Tasca para lutar por um Sporting cada vez maior!
(quanto a mudares de nick, acho que só precisas de fazê-lo quando for para criticares decisões superiores com as quais não concordes ahahahahahaha)
23 Abril, 2014 at 8:29
está explicado o pedido que me fizeste ontem para fazer aquele comentário no face
felicidades para esta nova etapa
23 Abril, 2014 at 8:46
Arranjas mas é bilhetes para a malta!
23 Abril, 2014 at 8:48
Estava a gozar… realmente, haveria poucas intervenções que me poderiam descansar mais quanto a este assunto do que esta a informar que vais estar involvido, Diogo. Força, acredito em ti (e no resto da equipa) para ajudar o Sporting a continuar a crescer cada vez mais!
23 Abril, 2014 at 9:15
Muda o nick para (Diogo Bernardo de Óculos)
Se o Clark Kent, quando estava de óculos não era reconhecido, tu certamente também não o serás 🙂
Muitos Parabéns
!
23 Abril, 2014 at 10:14
Bem visto e se forem escuros entao ainda mais disfarça.
23 Abril, 2014 at 9:20
Metes-me nojo! 🙂
23 Abril, 2014 at 12:13
+1!!!! Foda-se… caralho!
A minha inveja está ctg, Diogo! Foda-se!!!
Saké is on me!!! 😀
Considera-te parabenizado!
Conselho: Nada de “fritos”… if you know what i mean…
23 Abril, 2014 at 12:30
Diogo, nem fritos nem camarão congelado (e evita a ameijoa vietnamita)!
Ps: Continuas a meter-me nojo! 🙂
23 Abril, 2014 at 10:04
Fds….Que pinta!! A sorte que tens!! Agora é dar tudo pelo Sporting…que é possivelmente a entidade que há que mais facilmente se dá tudo…Boa sorte e dá-lhe com a alma, não só por ti (desejaria fosses para onde fosses) mas porque a tua sorte será a de todos nós!
Vem cá beber um Saké do Sampaio na mesma…muitas vezes de gorro e óculos escuros para medir o pulso e mandar umas caralhadas à vontade, outras vezes à vista para todos darem aquele abraço!
23 Abril, 2014 at 10:07
Saber que a equipa conta com sportinguistas deixa-me mais tranquilo.
Toda a sorte do mundo nesta nova etapa, Diogo.
SL
23 Abril, 2014 at 10:12
Abraço companheiro. Antes que desapareças por detras de um nick catita deixa me perguntar te se arrajas bilhetes para a curva para o ultimo jogo. Bebamos umas jecas antes do jogo .
Abraço
23 Abril, 2014 at 11:15
Parabéns Diogo, que Fito esteja contigo!
SL
23 Abril, 2014 at 11:42
Caro Diogo:
antes de mais, parabéns. Trabalhar no mágico SCP é sempre motivo de orgulho, paixão e entusiasmo.
A explicação que deste julgo que deixa qualquer um de nós mais descansado.
Desejo-te muita sorte, tal como a toda a equipa da YougNetwork Group.
Abraço, tasqueiro
SL
22 Abril, 2014 at 19:24
Esta tendência de outsourcing é global, mas também me desagrada. Mas compreendo esta opção, porque produzir um jornal semanal custa muito dinheiro e consome muitos recursos. Na área do marketing/ comunicação em particular, estamos muito longe do exigível para um clube da nossa dimensão. E acho que é um erro estratégico, porque poupar tostões pode custar-nos milhões, se não tivermos os melhores profissionais nessa área (não era o caso da Irene e do Reboques que mamaram bem). O caso do site é gritante, pois é um mero depósito de conteúdos muito mal aproveitado.
Já trabalhei para o Sporting através de uma agência de publicidade e a visão política do Cherba é bem real. O pilim fica nos bolsos de 2/3 pessoas e o trabalho fica para os escravos. Mas dessa vez até soube muito bem e disse na altura ao meu diretor que, pelo meu Sporting até trabalhava de borla.
22 Abril, 2014 at 19:41
Comunicação não é a minha área, logo dou o benefício da dúvida a esta decisão da direção. Se o fizeram é porque é o melhor para o Sporting e porque se enquadra na racionalização dos custos. Já agora: 60 profissionais para um jornal de um clube? Não era gente a mais?
22 Abril, 2014 at 19:45
Sobre o assunto do post, não me precipito a fazer juízos sobre o assunto.
Todos sabemos que oeste Presidente é como um furacão: por onde passa não deixa ninguém indiferente, e há poucas coisas que fiquem iguais… Desde que ele entrou, já vimos muita gente a ter que sair de muitos cargos e posições, mas houve outros que ficaram. Uns perderam os seus postos de trabalho como disse o Cherba, mas outros ficaram e receberam voto de confiança. A Administração do Clube tem estado a trabalhar bem, e se entendeu tomar agora mais uma medida que gera polémica, eu aconselharia calma e prudência a todos antes de se ver os resultados. Quem está no convento…
Quando se pretende levantar voo às vezes é preciso libertar o lastro, o peso morto, e isso pode provocar muito “choro e ranger de dentes”. Mas quando a turbulência assentar e nos virmos numa situação melhor, esqueceremos as medidas ingratas que se tiveram que tomar.
O Jornal Sporting não acabará. Eu acredito.
Compro-o impreterivelmente há muitos anos, e analiso-o com cuidado. Está mais interventivo em algumas áreas, mas fica aquém das minhas expectativas. Vem com demasiadas gralhas, às vezes em coisas inadmissíveis para um jornal semanário que tem muito tempo para ser bem paginado. Por exemplo, na última edição, o resultado da equipa de andebol na Final com o ABC, vem errado. E isso é uma “distracção” muito esquisita. Mas enfim, se calhar sou eu que sou demasiado exigente…
22 Abril, 2014 at 19:46
*este presidente, e não oeste…
sorry
23 Abril, 2014 at 6:03
não está em causa a continuidade do jornal, Ariel
22 Abril, 2014 at 19:57
A tua visão política, que é também a minha, sobrepõe-se a tudo o resto. Fico fodido, mas não sei os pormenores todos. Gente no desemprego dói. Como o Tadeu diz, parece ser o primeiro “tiro nos pés”. Vamos ver. E acho que as pessoas ligadas ao jornal Sporting fizeram um trabalho muito meritório este ano. Foi um veículo de contra-informação e de esclarecimento interno e para o exterior também.
23 Abril, 2014 at 6:05
exactamente. Se existiu ano em que foi feito jornalismo de investigação e em que se defendeu o clube/ atacou o sistema, foi este! Só posso depreender que tudo se resume a uma questão de dinheiro, infelizmente.
22 Abril, 2014 at 19:58
Ora aqui está um assunto em que não sei dar uma opinião com base em um qualquer critério aceitável…
Há duas coisas que me “tocam”…
1º – 60 pessoas no desemprego, mesmo que fosse apenas 1…já era demais…!!
2º – 60 pessoas para “fazer” um jornal semanal…?
Ena pá…20 já seriam demais…!
Olhem, até aqui tenho confiado em tudo o que a Direcção tem feito…
Pois vou também confiar desta vez…!!
SL
23 Abril, 2014 at 6:05
8 pessoas, Max.
22 Abril, 2014 at 19:59
Ainda à espera de mais info mas a confirmar-se os rumores parece-me simples…. Money talks bulshit walks.
A medida parece claramente relacionada c custos. Sendo assim este é sapo dificil de engolir mas la tera de ser. Presumo q a direcçao se tenha comprometido c x targets c a banca em termos de reduçao de custos.
Uma palavra de apreço a quem perdeu o emprego e faço votos para que seja um situaçao temporaria.
SL
22 Abril, 2014 at 20:29
Temos de ter calma na forma como analisamos determinados assuntos quando não temos todos os dados para fazer uma análise correcta. Não me parece que a decisão tenha sido tomada de ânimo leve, não se acorda um dia e se manda 60 pessoas para o desemprego…seguramente terá sido feita uma avaliação de todas as variáveis.
Também eu gostaria que estivesse tudo centralizado numa equipa interna, que gerisse site, jornal, redes sociais etc. mas, algumas por questões contratuais não se podem mudar, e, após esses contratos terminados, talvez isso possa ser uma realidade. Até lá, espírito critico activo mas alguma latitude para que a Direcção possa tomar algumas decisões menos “populares”.
22 Abril, 2014 at 20:48
Não serão 60 pessoas do jornal, deverão ser 60 pessoas da área da comunicação do Sporting, que inclui jornal, marketing, etc. A reestruturação interna se calhar ainda nem vai a meio. A dívida do clube e da SAD é enorme e esse peso faz-se sentir, e de que maneira, porque se os custos podem já ter sido adequados às receitas, os juros devem ser uma coisa brutal, porque o Sporting globalmente está com receitas muito baixas proporcionalmente à sua dívida. É esta a grande diferença para o porto e beifica e por isso é que estes (ainda) não foram obrigados a esforço idêntico e provavelmente nunca serão.
O Sporting já passou por uma fase semelhante com o Soares Franco no futebol, embora não se tenha ido tão longe na redução de custos porque a situação financeira não era tão grave. Resta esperar que após o “emagrecimento” imposto pelos credores se saiba criar as condições para crescer e gerar receitas, para sairmos do círculo vicioso em que caímos há mais de dez anos.
23 Abril, 2014 at 6:06
foram despedidas 8 pessoas. 60 é o número de pessoas que já foram despedidas desde que se avançou para a reestruturação
22 Abril, 2014 at 21:11
Off-topic: O Mourinho levou um “Transatlântico” que está estacionado em frente à baliza, no jogo com o Atlético…
22 Abril, 2014 at 21:25
Transatlântico que mais parece o “Titanic”, pois o Cech e o Terry já foram para o “estaleiro”.
22 Abril, 2014 at 21:26
Creio que esta restruturação já terá algo a haver com a futura TV do clube. Antes de dizer o que quer que seja espero para ver.
Acredito no nosso presidente e se optou pelo despedimento colectivo, certamente terá sido uma decisão muito ponderada. O clube vem sempre em primeiro lugar quer se goste ou não.
22 Abril, 2014 at 21:31
offtopic:
Entretanto a CS já nos vendeu mais um jogador, ao que parece Capel foi oferecido aos ingleses por uns meros 5 milhões.
Capel junta-se ao recente Eric Dier, Marcos Rojo, William Carvalho, Cedric, e outros estão na calha, parafraseando uma frase do 25 de Abril:” A luta continua” por parte da CS.
22 Abril, 2014 at 21:48
O Rui Calafate, que acompanho não só por ser Sportinguista como nós, mas por ser, também, um profissional competente (a meu ver) em comunicação deu a sua opinião na qual transcrevo
“Duas sugestões construtivas à direcção do Sporting, pela transparência: 1- se houve concurso para a Sporting Tv, que se abra concurso para atribuição do jornal do Sporting a empresas especializadas em “costumer publishing” e produção de conteúdos, jornais e revistas e não ajustes directos; 2- seriamos pioneiros mais uma vez, Sporting a ser o primeiro clube em Portugal a fazer auditorias anuais à sua gestão e não andar 20 anos a falar do passado. Com transparência somos sempre um clube e organização mais forte.”
Honestamente não me custa o jornal desportivo mais antigo do mundo, assim como todos os meios de comunicação do clube, passarem a ser geridos por entidades externas.
Se preferia ver essa gestão continuar a ser feita por elementos internos do clube? Logicamente
É, como diria o o treinador mais burro do mundo, que infelizmente é nosso sócio, “uma faca de 2 legumes”
O grau de exigência terá de ser exageradamente elevado, pois os paninhos quentes para quem é da “casa” desapareceram.
Não coloco em causa, nem o profissionalismo, nem o Sportinguismo, de quem sai, muito menos o empenho dos mesmos, no entanto até que ponto as pessoas em causa tinham competências especificas para o trabalho em questão?
Estou a falar sem ter conhecimento de causa, honestamente, mas infelizmente estive numa empresa “familiar” falida, tal como o nosso Sporting, e as pessoas que lá trabalhavam, competentes, dedicadas e com várias competências, mas as coisas não funcionavam.
Agora estou noutra empresa “familiar” onde a competência, dedicação e disponibilidade também estão muito presentes, no entanto a formação é constante, as capacidades inaptas de cada um são colocadas a uso nos sítios onde de facto fazem falta, e posso dizer que tenho uma direção financeira com formação de engenharia informatica (a tirar mestrado em contabilidade agora), diretor de recursos humanos com formação Jurídica, enfim, ninguém no seu lugar de formação inicial, mas com formação adicional e nos sítios que são “nossos” por inerência a coisa até corre muitíssimo bem.
Não é fácil, mas esperemos que o Presidente tenha tomado a decisão correta, que consiga organizar tudo e que as coisas melhorem.
A cima de tudo, Sporting Sempre
22 Abril, 2014 at 22:01
Não foi o jajus que disse «uma faca de dois legumes» quem afirmou essa frase foi outro ser muito semelhante a esse ou seja o jaime pacheco
22 Abril, 2014 at 22:20
iu sepik da tru my friend, tks pela correcção
22 Abril, 2014 at 22:21
apesar do Jaime também ser nosso sócio 😉
22 Abril, 2014 at 22:31
Também??? Porra temos mel ou quê? Parece que o ‘orelhas’ também é… ou foi…
22 Abril, 2014 at 23:52
Esse era só porque a piscina tinha água aquecida…
23 Abril, 2014 at 0:03
Não podia tomar banho em casa era?
23 Abril, 2014 at 0:03
Bolas essa não sabia eu. Que raio se passa com os treinadores para serem nossos sócios em vez de serem do grupo dos 6M?
22 Abril, 2014 at 21:57
Eu não sei mas disseram-me que não é nada fácil.
Eleições, fecundação.
Ano zero, gestação.
Parto …
O puto está a meio, disseram-me que além de não ser fácil, doi para … !
22 Abril, 2014 at 22:11
narashima, um profissional “competente” achas tu, o gajo que era assessor do Pedro Bal bal bal tazar, que teve 8%, e que mandava o Baltinho mandar entredentes o nosso presidente pó caralho antes dos debates para o enervar.
Estás tu a mandar postas sobre o que é competência, quando esse calafate teve 8% e a equipa do Bruno teve 55% nas eleições, e quando a agência do Bruno tem para cima de 150 pessoas a trabalhar, facturando largos milhões (vê as notícias na net) contra a empresa inexistente do assessor do Baltazar, que nem fatura nem tem clientes. Quer dizer, esse parece-te competente, já os outros das 150 pessoas, dos clientes como a Microsoft, a IBM, o Oceanário, a TvCabo, a Nestlé, a Dell, a Nobre, a Caixa Geral de Depositos, o BCP, e entre eles o Sporting, levantam-te dúvidas. Os que são nomeados para melhor agência, que estão em nove países no mundo inteiro, que têm o responsável juri de todos os prémios internacionais de comunicação, levantam dúvidas….tá bem pensado. Achas que os gajos que têm clientes e têm sucesso passam a vida a arrotar no facebook?
23 Abril, 2014 at 9:55
Aldo
Calma Leão, a minha opinião foi sem querer ferir susceptibilidades ou atingir fosse quem fosse.
tal como referi acompanho-o porque acho que dá boas opiniões sobre vários assuntos, Sporting, politica entre outras, não o considero a “última coca-cola do deserto”, mas quando tem uma opinião que acho válida, como a anterior, acho-a válida, apenas isso.
Se vires a minha opinião, não faço juízos de valor (ou tento não os fazer), e disse claramente que estava a falar sem ter conhecimento de causa, e depois disso dei exemplos do que se passou cmg profissionalmente com empresas “familiares”.
Falo dele, como por exemplo podia falar da opinião de um Marcelo Rebelo de Sousa, um Miguel Esteves Cardoso, ou qualquer um “opinador”, inclusive pessoal daqui da tasca. Posso não gostar da totalidade das intervenções mas quando acho que as opiniões são válidas digo.
abraço e SL
22 Abril, 2014 at 22:18
Eu so sei que corro todos os videos do youtube sobre o meu Sporting e adoro ver aquela curva sul
22 Abril, 2014 at 22:35
Qual é a fonte dessa informação? Não encontrei nada no site nem facebook..
Na minha opinião o departamento de Marketing do Sporting trabalhou muitíssimo bem este ano!
Passatempos variados, 12º Jogador, Homenagem aos Sócios com os Jogadores a envergarem os seus nomes nas camisolas, Sócios mais assíduos vêm o jogo na tribuna, Iniciativas com o Jubas, enfim, etc, etc, etc.
Penso que esse trabalho também ajudou a aproximar o Clube e a Equipa aos Sócios e Adeptos, um dos objectivos fulcrais desta temporada de renovação.
Quanto ao tema propriamente dito do post, também gostava que toda a Comunicação fosse “made in Sporting”, e toda realizada dentro das portas do clube e por sportinguistas. Mas se tal não irá acontecer é porque o presidente e quem toma tais decisões consideram ser melhor para o Sporting e como tal apoio a decisão, pois acredito que não iremos perder qualidade de informação e comunicação.
SL
22 Abril, 2014 at 22:49
+1
22 Abril, 2014 at 22:38
Caro Cherba e demais tasqueiros: também eu não domino estas questões do marketing e dos custos que lhe estão associados. Também não sei se vamos melhorar, poupar ou retroceder. Apenas faço esta constatação: enquanto sócio nunca fui tão “bombardeado” (no bom sentido) pela comunicação do SCP, fosse para me convidar a estar presente no Estádio- tenho game box – fosse para me agradecer por ter ido. Houve uma situação recente que mostrou que estavam atentos: como vivo no Porto recebi um mail do SCP para, atenta a proximidade, ir apoiar o nosso Sporting a Paços de Ferreira. Achei bem e pareceu-me uma evolução na comunicação.
Ainda vamos melhorar? Não sei, gostaria muito.
Obrigado por me deixarem partilhar a mesa do canto neste estabelecimento de restauração e bebidas tão requintadamente frequentado.
22 Abril, 2014 at 22:56
Em meu ver, este presidente e esta Direcção têm a seu favor um historial positivo: Têm feito bem as coisas, e os resultados estão à vista. Por isso, há que confiar que seja o que for que têm em mente, seja para melhor. Ou até MUITO MELHOR. Eu estou descansado…
Boy, como tenho saudades da cidade do Porto… cada vez que vou aí passo bons bocados. Gosto muito…
Costumas frequentar o Solar do Norte, na Rua do Bonfim perto da Estação de Campanhã?
22 Abril, 2014 at 23:04
Caro Ariel,
sim frequento – sou sócio do Solar – mas não tanto como gostaria. Estive ligado, sem grandes responsabilidades, ao ressurgimento do Solar nos últimos 4/5 anos.
Ter saudades do Porto só te recomenda: já gostas de duas coisas inigualáveis, o Porto e o nosso grande SCP.
22 Abril, 2014 at 23:17
Então uma abraço, e…
saudações leoninas
22 Abril, 2014 at 23:02
Amo-te Miguel, mais não digo.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=623515214391380&set=a.210588099017429.51537.210579835684922&type=1&theater
22 Abril, 2014 at 23:05
Dúvidas desfeitas do seu sportinguismo..
22 Abril, 2014 at 23:17
Miguel Lopes?
22 Abril, 2014 at 23:32
O próprio
22 Abril, 2014 at 23:36
Deve ter sentido um enorme orgulho por representar o Sporting.
Teve foi azar por ter cá estado num período tão mau… era difícil alguém destacar-se naquela equipa desmoralizada…
Mas é bom jogador, e desejo-lhe muita sorte.
SL, Miguel
22 Abril, 2014 at 23:21
Deve ter doído… hehehe
22 Abril, 2014 at 23:55
Já o dragão no braço direito. Ele é de quem lhe der mais. Os futebolistas na sua grande maioria são assim.
22 Abril, 2014 at 23:06
A nossa comunicação é fraca – não tanto o conteúdo (por comparação com antigamente é francamente mau o pouco conteúdo que temos, mas apesar disso ainda manteve um nível elevado) mas acima de tudo a falta de divulgação. É antiquada, pouco interessante e ultrapassada facilmente pela concorrência (aka jornais desportivos, etc.).
Não sabendo ainda o que irá sair daqui, a verdade é que era preciso uma pequena revolução e ás vezes uma mudança brusca, mesmo para o lado errado, é bom (se errarmos deste lado sabemos que tem de ser por outro).
Espero que isto faça com que se veja, sinta, ouça Sporting por todo o lado e dado por quem deve – a instituição Sporting.
Está mais do que na altura de sermos NÓS a controlar a imagem do Sporting.
22 Abril, 2014 at 23:06
Há várias resposta que gostaria de saber: O que será se o director dessa empresa ou os gestores e comunicadores que vão realizar o nosso jornal forem lãnzudos ou de outro clube? Irá haver menos ou mais dedicação? Irá haver mais ou menos empenho? Irá haver mais ou menos parcialidade para os assuntos que nos dizem respeito? Irá haver toupeiras nos assuntos que se pretende em primeira mão serem informados através do nosso jornal?
Estas questões são algumas que me fazem ficar de pé atrás, apesar de confiar no presidente que tomou essa decisão.
22 Abril, 2014 at 23:50
Fiquei descancado quando li o comentario do Diogo Bernardo mais em cima…
23 Abril, 2014 at 0:04
E assim continuamos com esta merda…
http://desporto.sapo.pt/futebol/segunda_liga/artigo/2013/07/24/clube_n_o_vai_recorrer_de_castig.html
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=473412
Uns ficam com o estádio interdito… Outros pagam 2551€… Fez-se justiça mais uma vez!!!
23 Abril, 2014 at 0:35
Fuck!! Isto é incrível…
Mas onde estão os jornalistas deste país? ninguém denuncia nada?
Que nojo de sistema que governa esta farsa…
23 Abril, 2014 at 0:23
Sobre o Site uma pergunta:
se os conteúdos não estão de acordo com as necessidades (actuais) do clube e apesar do acordo até 2018, este não pode ser renegociado? Um impacte financeiro imediato poderá ter proveitos futuros muito mais importantes.
Não deve haver um sportinguista – mesmo sem perceber muito de comunicação – que não deseje um SITE À SPORTING!
23 Abril, 2014 at 0:36
Também estou algo expectante com o que vem aí…
23 Abril, 2014 at 1:45
Queria agradecer ao Diogo Bernardo por revelar (pelo menos parte) admiráveis critérios da YoungNetwork no recrutamento de colaboradores… Aos inúmeros interessados, sugiro não esquecerem, na próxima oportunidade, de enviar proposta em papel/email verdinho com uma fotografia do cartão de sócia apensa. E, se conseguirem uma entrevista, levem gravata ou mesmo blazer à leão! 🙂 Àparte a sugestão em tom irónico, como é devido, caro Diogo, os meus parabéns, obrigado e boa sorte!
Em relação à revolução na Comunicação, poderá e deverá trazer algumas vantagens… reformulação do site, de toda a imagem do clube, equipamentos, merchandising, lojas, estádio,melhor trabalho nas redes sociais, mais e melhores ações de agregação, mais criatividade (muito pobrezinha nesta área), mas o fundamental, que foi até agora a assessoria de imprensa, precisa melhorar e muito. Felizmente no futebol as coisas correram bem e isso evitou certas crises. O mau trabalho da direção anterior também ajudou, com um assessor que era ‘afinal’ um ex jornalista, quando os papéis não se deviam misturar.
Por isso é errado e censurável (aliás em termos deontológicos dizem que não é ‘correto’) o ‘jornal Sporting’ (que penso está registado como orgão de comunicação social), como é hoje, ser gerido por uma agência de comunicação. Um jornal deve ser independente e autónomo e poder exprimir a opinião de todos os sportinguistas. E deve ser suportado, em termos de estrutura e financeiramente pela SAD do clube e não depender de estratégias comerciais de terceiros, cujo objetivo final será sempre o lucro (por mais verdinhos que se assumam os ‘accounts’). Uma vez mais, com já tantos bons valores na assessoria, no jornalimo e na comunicação bem formados em Portugal, continuar a confundir-se jornalismo com comunicação (assessoria) cheira a ‘cerveja’. Chamem-lhe magazine, fanzine, panfleto, brochura, algo como faz o FCP com a ‘Dragões’ (até seria uma optima ideia), mas deixem o jornal, uma referência no jornalismo clubista em Portugal, continuar a ser um orgão de informação ‘independente’ de todos os sportinguistas.
Um àparte também para o canal de televisão… sonhava com algo à EuroSport, mas temo que possámos ter algo mais à TVI dos anos 90… O que seria uma pena, mas a falta de criatividade nos conteúdos dos canais desportivos é assustadora. O que este clube precisa, e a maioria dos clubes, instituições, empresas em Portugal… é de comunicação integrada competente de toda a sua estrutura, suportada pelos melhores profissionais da área, independentemente das suas coloridas opções desportivas. Neste estranho país de favores e compadrios, devem ser os empresários, os líderes, os presidentes, a darem valor, oportunidade, e reconhecimento ao mérito e… construirem equipas com os melhores e não com aqueles que ‘dão mais jeito’. E a propósito disto, quem sabe, volto em breve para falar de competências…
23 Abril, 2014 at 6:28
grande comentário, Luiz, nomeadamente na referência ao jornalismo e à comunicação.
23 Abril, 2014 at 2:09
Esta medida, a bom rigor, e sem saber mesmo os detalhes todos envolvidos é para mim um acto de gestão. Ao que parece o Presidente quis passar a elaboração do nosso Jornal a uma empresa externa ao clube, a YoungNetwork, que além de ser responsável pela assessoria de imprensa, também fez campanha com ele na corrida à presidência do clube.
Desde que seja para atingir um fim, e que esse fim seja dignificar ainda mais o Sporting Clube de Portugal, que se apoie esta media então! Mas, se for apenas porque “sim” logo se verá e cá estaremos para ver!
Agora também já sou sócio 😉
23 Abril, 2014 at 8:29
Bem vindo
23 Abril, 2014 at 9:02
Lourenço, já sou sócio desde Fevereiro, o que queria afirmar, é que agora posso também avaliar medidas e votar a favor ou contra! Tenho direitos neste momento. 🙂
23 Abril, 2014 at 9:15
Só depois de fazeres uma ano de sócio é que podes votar, e tens direito a um voto.
….mas podes participar nas Assembleias Gerais.
23 Abril, 2014 at 11:29
O Jornal do Sporting melhorou muitos neste último ano.
Passou a ter informação de qualidade e que defende as cores do clube.
Tenho a assinatura anual digital (22€) (btw.. tb já tens???? )
Vamos ver que impacto isto terá na qualidade da redação, e na linha editorial…
23 Abril, 2014 at 12:02
O site do SCP é gerido pela Sportinveste???????????????
Como é possível????
23 Abril, 2014 at 13:01
Tendo poucos dados, vou esperar por um comunicado oficial. Não obstante, esta questão do outsorcing em geral não me agrada.
Tratando-se de uma empresa, certamente escolherá os seus profissionais sem perguntar o clube; significará esta subconcessão que adeptos rivais vão passar a participar na definição de políticas do clube? Um pouco estranho para mim, mas aguardo, como disse, os devidos esclarecimentos.
23 Abril, 2014 at 21:29
Sobre a YoungNetwork tenho como referencia as campanhas da Yorn. Há quem não goste mas são inovadoras.