Está confirmada a «revolução na comunicação» (sim, são palavras minhas) do Sporting, ao que parece no seguimento da reestruturação interna e ajustes orçamentais. E que «revolução» é esta? Prescindir dos serviços dos profissionais que asseguravam o jornal Sporting e a gestão das redes sociais (e que, ao que sei, já tinham tido os seus salários revistos), entregando esta tarefa à YoungNetwork, a agência de comunicação que, até agora, era responsável pela área criativa que envolvia várias das campanhas lançadas. Para já, estas alterações na comunicação não envolvem o departamento de marketing e fica no ar a questão do site, até agora gerido pela Sportinveste (medo!).
O que é que eu penso disto?
A minha visão capitalista: supondo que o Sporting e a Young vão trabalhar sobre uma espécie de avença, acredito que os custos caiam a pique. Fixe.
A minha visão política: mandam-se umas mãos cheias de gente para o desemprego e sobrecarrega-se outro grupo de pessoas, que ganharão exactamente o mesmo apesar do seu trabalho e responsabilidades aumentarem (e, claro, pelo meio existirão duas ou três contratações que reunirão na sua conta bancária aquilo que não se pode aumentar à equipa que gerem). Foda-se!
A minha visão Sportinguista: defendo, desde sempre, que a gestão da comunicação do Sporting nas suas diversas vertentes, devia ser feita internamente. Jornal, redes sociais, site, marketing, campanhas e o catano. Dá trabalho formar uma equipa capaz de gerir isto tudo? Dá, claro. E formá-la com profissionais que sintam o clube, ainda mais. Mas não será mais complicado tentar conciliar o trabalho de três equipas (marketing interno, site na Sport, jornal e redes sociais na Young)?
Não colocando em causa o profissionalismo e o Sportinguismo de algumas das pessoas que trabalham em cada uma destas ilhas, permitam-me dizer que é uma medida que me desagrada. Resta-me (resta-nos) esperar para ver e para avaliar os resultados desta mudança brusca.
22 Abril, 2014 at 23:50
Fiquei descancado quando li o comentario do Diogo Bernardo mais em cima…
23 Abril, 2014 at 0:04
E assim continuamos com esta merda…
http://desporto.sapo.pt/futebol/segunda_liga/artigo/2013/07/24/clube_n_o_vai_recorrer_de_castig.html
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=473412
Uns ficam com o estádio interdito… Outros pagam 2551€… Fez-se justiça mais uma vez!!!
23 Abril, 2014 at 0:35
Fuck!! Isto é incrível…
Mas onde estão os jornalistas deste país? ninguém denuncia nada?
Que nojo de sistema que governa esta farsa…
23 Abril, 2014 at 0:23
Sobre o Site uma pergunta:
se os conteúdos não estão de acordo com as necessidades (actuais) do clube e apesar do acordo até 2018, este não pode ser renegociado? Um impacte financeiro imediato poderá ter proveitos futuros muito mais importantes.
Não deve haver um sportinguista – mesmo sem perceber muito de comunicação – que não deseje um SITE À SPORTING!
23 Abril, 2014 at 0:36
Também estou algo expectante com o que vem aí…
23 Abril, 2014 at 1:45
Queria agradecer ao Diogo Bernardo por revelar (pelo menos parte) admiráveis critérios da YoungNetwork no recrutamento de colaboradores… Aos inúmeros interessados, sugiro não esquecerem, na próxima oportunidade, de enviar proposta em papel/email verdinho com uma fotografia do cartão de sócia apensa. E, se conseguirem uma entrevista, levem gravata ou mesmo blazer à leão! 🙂 Àparte a sugestão em tom irónico, como é devido, caro Diogo, os meus parabéns, obrigado e boa sorte!
Em relação à revolução na Comunicação, poderá e deverá trazer algumas vantagens… reformulação do site, de toda a imagem do clube, equipamentos, merchandising, lojas, estádio,melhor trabalho nas redes sociais, mais e melhores ações de agregação, mais criatividade (muito pobrezinha nesta área), mas o fundamental, que foi até agora a assessoria de imprensa, precisa melhorar e muito. Felizmente no futebol as coisas correram bem e isso evitou certas crises. O mau trabalho da direção anterior também ajudou, com um assessor que era ‘afinal’ um ex jornalista, quando os papéis não se deviam misturar.
Por isso é errado e censurável (aliás em termos deontológicos dizem que não é ‘correto’) o ‘jornal Sporting’ (que penso está registado como orgão de comunicação social), como é hoje, ser gerido por uma agência de comunicação. Um jornal deve ser independente e autónomo e poder exprimir a opinião de todos os sportinguistas. E deve ser suportado, em termos de estrutura e financeiramente pela SAD do clube e não depender de estratégias comerciais de terceiros, cujo objetivo final será sempre o lucro (por mais verdinhos que se assumam os ‘accounts’). Uma vez mais, com já tantos bons valores na assessoria, no jornalimo e na comunicação bem formados em Portugal, continuar a confundir-se jornalismo com comunicação (assessoria) cheira a ‘cerveja’. Chamem-lhe magazine, fanzine, panfleto, brochura, algo como faz o FCP com a ‘Dragões’ (até seria uma optima ideia), mas deixem o jornal, uma referência no jornalismo clubista em Portugal, continuar a ser um orgão de informação ‘independente’ de todos os sportinguistas.
Um àparte também para o canal de televisão… sonhava com algo à EuroSport, mas temo que possámos ter algo mais à TVI dos anos 90… O que seria uma pena, mas a falta de criatividade nos conteúdos dos canais desportivos é assustadora. O que este clube precisa, e a maioria dos clubes, instituições, empresas em Portugal… é de comunicação integrada competente de toda a sua estrutura, suportada pelos melhores profissionais da área, independentemente das suas coloridas opções desportivas. Neste estranho país de favores e compadrios, devem ser os empresários, os líderes, os presidentes, a darem valor, oportunidade, e reconhecimento ao mérito e… construirem equipas com os melhores e não com aqueles que ‘dão mais jeito’. E a propósito disto, quem sabe, volto em breve para falar de competências…
23 Abril, 2014 at 6:28
grande comentário, Luiz, nomeadamente na referência ao jornalismo e à comunicação.
23 Abril, 2014 at 2:09
Esta medida, a bom rigor, e sem saber mesmo os detalhes todos envolvidos é para mim um acto de gestão. Ao que parece o Presidente quis passar a elaboração do nosso Jornal a uma empresa externa ao clube, a YoungNetwork, que além de ser responsável pela assessoria de imprensa, também fez campanha com ele na corrida à presidência do clube.
Desde que seja para atingir um fim, e que esse fim seja dignificar ainda mais o Sporting Clube de Portugal, que se apoie esta media então! Mas, se for apenas porque “sim” logo se verá e cá estaremos para ver!
Agora também já sou sócio 😉
23 Abril, 2014 at 8:29
Bem vindo
23 Abril, 2014 at 9:02
Lourenço, já sou sócio desde Fevereiro, o que queria afirmar, é que agora posso também avaliar medidas e votar a favor ou contra! Tenho direitos neste momento. 🙂
23 Abril, 2014 at 9:15
Só depois de fazeres uma ano de sócio é que podes votar, e tens direito a um voto.
….mas podes participar nas Assembleias Gerais.
23 Abril, 2014 at 11:29
O Jornal do Sporting melhorou muitos neste último ano.
Passou a ter informação de qualidade e que defende as cores do clube.
Tenho a assinatura anual digital (22€) (btw.. tb já tens???? )
Vamos ver que impacto isto terá na qualidade da redação, e na linha editorial…
23 Abril, 2014 at 12:02
O site do SCP é gerido pela Sportinveste???????????????
Como é possível????
23 Abril, 2014 at 13:01
Tendo poucos dados, vou esperar por um comunicado oficial. Não obstante, esta questão do outsorcing em geral não me agrada.
Tratando-se de uma empresa, certamente escolherá os seus profissionais sem perguntar o clube; significará esta subconcessão que adeptos rivais vão passar a participar na definição de políticas do clube? Um pouco estranho para mim, mas aguardo, como disse, os devidos esclarecimentos.
23 Abril, 2014 at 21:29
Sobre a YoungNetwork tenho como referencia as campanhas da Yorn. Há quem não goste mas são inovadoras.
24 Abril, 2014 at 9:54
“O Sporting Clube de Portugal e o YoungNetwork Group acordaram, e ficou escrito no texto que rege essa colaboração, que todas e quaisquer pessoas a trabalhar no projecto de Media do Clube não serão apenas simpatizantes ou adeptos do nosso emblema: serão obrigatoriamente Sócios do Sporting Clube de Portugal!”
BdC não anda a dormir…FORÇA SPORTING!!!